Quando pensamos na palavra "briga" já imaginamos socos, gritos e muitas mágoas. Mas há também aquelas brigas necessárias. Discussões que são para crescimento de ambos. E não digo só em questão de namoro não. Existem brigas tanto com seu amado, como com família e amigos. Ou é só na minha vida que é assim? Acho que não né.

Digo por experiência própria, quando deixamos algo mal resolvido, assim permanecerá. Inacabado, essa é a palavra. Então se você quer se desfazer desse sentimento de mágoa e ficar em paz consigo e com a pessoa, o melhor é resolver. E muitas vezes a solução é discutir, brigar, mas sem esquecer o foco: Fazer com que ao final, tudo esteja entendido para ambos. E tranquilos fiquem.

Conheço pessoas que marcam: "Hoje é dia de revisão" - assim é chamado entre o grupo - se reúnem num local apropriado e falam tudo que estiver incomodando, de forma que até mesmo as palavras agressivas sejam entendidas e haja tanta liberdade que as lágrimas disparem de seus olhos. Independente do fuzuê que seja durante a "revisão", ao final do acontecimento, todos estão com a alma limpa e a amizade novamente enlaçada.
O foco em si não é "brigar", mas fazer com que o problema seja entendido e assim resolvido. Há pessoas que deixam de falar com as outras durante anos por simplesmente não terem esclarecido fatos. Não estou dizendo que brigar constantemente é algo bom, tudo em excesso faz mal. Mas algumas pessoas acreditam que evitar é o remédio para tudo e nem sempre é assim. Evitar uma briguinha por algo inútil é relevante, mas evitar uma discussão para ambos entenderem seus lados e chegarem a uma conclusão significante para os dois certamente não é o melhor.

Sem contar que a reconciliação é sempre maravilhosa né? Mas por favor, nada de virar rotina! Brigar demais cansa e nem mesmo as reconciliações podem fazer voltar o brilho do relacionamento quando feito diversas vezes. Discutir na hora e momentos certos, com argumentos e coração aberto para entender o lado do outro. Sem esquecer que de nada adiantará se não estiver disposto a mudar aquilo que em discussão entraram em acordo!

Por Andrezza Leal

E vocês, são de qual lado da moeda? Evitam muito ou preferem discutir? Comentem! E clique aqui para curtir a página.
Zih
5/12/2012 12:56:04 am

o menor comentário que eu poderia dar sobre isso é que, o pior diálogo é sempre melhor que melhor separação!

Reply
5/12/2012 01:14:00 am

Só agora consegui entender seu comentário... "O pior diálogo é sempre melhor que a melhor separação" Sim sim, concordo perfeitamente!

Reply
Camilla Costa
5/12/2012 01:03:32 am

Acho que sou de outro planeta. Mas na verdade cada pessoa tem uma experiência de vida e com isso "aprende" a lidar com certas situações a sua maneira. Na minha maneira de ver a vida tudo isso dito no post é relacionado a debater, discutir, argumentar, acredito eu - na minha maneira de ver as coisas - que esses seriam os termos adequados. Briga, no meu ponto de vista, sempre estará relacionado a coisas ruins sim, bater boca, discórdia, lágrimas e o máximo que eu puder evitar essas situações eu irei sim evitar.E a minha forma de evitar tudo isso é fazendo exatamente tudo o que está dito no texto, debatendo, discutindo, argumentando, esclarecendo. Não Brigando. Brigar me desgasta, conversar me alivia. São duas coisas bem diferentes. Bem, essa é a MINHA forma de pensar com tudo o que eu já vivi, vivo e vou vivendo muito mais, afinal estou muito nova ainda pra ter o direito de dizer que estou certa ou não.

Reply
5/12/2012 01:07:47 am

Concordo em pessoa, número e grau Milla! A realidade é que independente de como for chamada a situação "discussão" ou "briga", você entendeu perfeitamente o que quis passar no texto. Afinal, o mais importante é que seja esclarecido até ser resolvido! E foi exatamente isso que disse!

Reply
Camilla Costa
5/12/2012 01:14:44 am

Que bom que eu entendi haha! Mas isso é muito relativo. Uma palavra mal colocada pode causar muitos problemas, por isso eu tenho essa paranóia com os termos certos, nas frases certas, nos momentos certos. Eu sou desse tipo de pessoa que levo bem ao pé da letra tudo o que é dito. Sou capaz até de procurar uma palavra no dicionário, ou como é mais comum nos tempos de hoje (eu falando como uma velha), jogar no Google pra ter certeza do que estou dizendo. Nesse caso "brigar" e "debater" tem o mesmo significado, mas eu teria muito cuidado em relacionar uma coisa a outra. É uma característica muito individual, mas vai que tenha alguém ai lendo que pense como eu!

Thamyres
5/12/2012 01:03:38 am

Adorei :D Eu prefiro discutir kkk porém tenho que parar um pouco pois ja esta virando rotina =\

Reply
5/12/2012 01:08:59 am

Pois é Thamy, uma coisa é discutir para ser entendido... Outra diferente é fazer por fazer e chegar num certo momento em que nem você mesma sabe o por quê de tantas discussões! Como disse no texto, tudo demais é ruim. Saiba equilibrar!! :)

Reply
Amanda
5/12/2012 01:10:20 am

Adorei =D

Reply
5/12/2012 01:14:40 am

Que bom, linda! Esteja sempre atenta aos nossos posts!

Reply
Andrezza Leal » Camilla Costa
5/12/2012 01:19:03 am

» Não deu pra responder ali acima, Camilla!

Mas sim, concordo com você nisso também. Não é questão nem de ser perfeccionista, mas é que os termos realmente podem mudar uma frase por inteira! Ou um texto. De qualquer forma, fico feliz que tenha entendido :) Afinal, esse texto é dedicado pra você, a amiga mais cabeça dura que eu tenho! ♥

Reply
Marselle
5/12/2012 01:27:50 am

Lindo post, vocês mandam muito bem meninas, parabéns :)

Reply
5/12/2012 01:28:13 am

Obrigada amigaa! ♥

Reply
5/12/2012 02:06:35 am

É importante saber dosar as coisas, inclusive o quanto a gente evita falar o que realmente sente. Saber até que ponto o "evitar" ajuda a relevar e continuar a crescerem juntos. Com certeza é saudável evitar certas situações para não gerar "brigas" desnecessárias, mas se algo te incomoda, mesmo que seja pequeno, é fundamental que se expresse isso. Numa relação, independente de qual seja, seja com namorado, amigo ou familiar, o ideal é que se coloque o que te desconforta, te incomoda, pra que assim possa ser resolvido.. mas, que fique claro, não pelo simples fato de impor sua opinião, sobre o que acha melhor, mas para que o outro tenha oportunidade de melhorar, sempre. E para que também haja crescimento na relação. Às vezes, as pessoas acabam confundindo isso com simplesmente "falar na cara" aquilo que não é de seu agrado em determinada situação ou momento.

Muito bom o post, parabéns..

Reply
5/12/2012 04:27:35 am

Concordo plenamente, Thatá! Muito bem colocada sua opinião :)

Reply
Pe. Luis Mauricio
5/12/2012 02:16:35 am

O Pe. Zezinho tem uma música que explicita muito bem a questão de forma simples e evangélica: " que ninguém va dormir sem pedir ou sem dar seu perdão..." (oração da família) . A correção fraterna é a expressão nítida da misericórdia e do perdão. É sempre muito bom que nos sintamos livres em Cristo ( Gl 5,1) para apresentarmos a nossa vida e acolhermos a vida dos irmãos sabendo que somos irmãos e de que também temos nossas mazelas e de que é necessário conversar e dialogar para crescer no amor. Em todos os níveis do relacionamento humano é fundamental: Respeito pelo outro; diálogo maduro; e perdão que reconcilia. Por isso, mesmo Jesus acolhe no seio de sua Comunidade de discípulos o ensinamento da Correção fraterna - Mt 18 - que leva ao perdão celebrado como sinal do Reino. São muitas as passagens dos atos dos Apóstolos onde a Comunidade aprende a ter uma palavra forte para discernir a vida dos irmãos e para trazê-lo novamente ao sentido do Evangelho. Lembremo-nos ainda que 2Cor.5 nos fala do ministério da reconciliação. Discutir as questões da vida e dos relacionamentos é um sinal de crescimento na fé e de maturidade afetiva e efetivamente é um jeito de fazer com que cresçamos como pessoas humanas que acreditam no único sentido dos relacionamentos humanos o Amor. Saibamos valorizar o outro em qualquer circunstâncias da vida. Lembremo-nos ainda que o sacramento da Penitêncdia tem esta estrutura de diálogo que liberta e revitaliza a vida da gente. O diálogo do Filho podigo com o Pai se realiza nos olhos nos olhos e eleva sua plenitude de amor que perdoa nop abraço acolhedor do Pai. Mas, o Filho é pródigo pois tem a alegria de saber pedir perdão, voltar e confiar no Pai. Um diálogo de correção fraterna marcado pelo senso da misericórdia que ultrapassa a justiça.
Precisamos muito aprender estes passos da vida cristã: exercitar uma maturidadede afetiva que nos faz compreender que não somos o centro das atenções e de que no centro de tudo se encontra o sentido da vida realizado em Jesus Cristo. Ele é nossa referencia de amor que dialoga perdoando. Destacando esta reflexão aprenderemos a viver melhor, em casa, na família, com os amigos e principalmente na vida da Comunidade onde precisamos ter uma postura mais adulta, menos "infantil mimada" para assumir as lutas e dificuldades da comunidade sabendo que fazemso parte desta realidade e de que precismao colaborar para mudar-nos e assim mudarmos nossa realidade e convivência.
Discutir as questões com humildade e gratuidade, faz a gente ser irmão e embaixadores da reconcociliação. Um diálogo fraterno pode libertar e salvar.

Reply
5/12/2012 04:35:27 am

Gostei muitíssimo de tudo que escreveu, Padre! Mas com certeza sua última frase disse tudo "Um diálogo fraterno pode libertar e salvar.", Deus te abençoe e obrigada pela visita!

Reply
Zih
5/12/2012 11:06:25 pm

Eu aprendi isso na igreja, na minha crisma " que ninguém va dormir sem pedir ou sem dar seu perdão..." (oração da família) '' Coloco muito em pratica, isso é realmente um ensinamento e quando eu deslizo, estamos discutindo e eu viro para dormir, ele vem e fala baixinho ''vc não vai dormir de mal cmg e com vc mesma né?'' eu não resisto, sempre ficamos bem..

Felipe Durão
5/12/2012 04:48:38 am

O sentido de briga é muito relativo... Adorei, de verdade, o texto. Parabéns!
O que mais me chamou a atenção foi, o fato de, poder deixar o leitor interpretar a "briga/discussão" de uma forma muito livre. A maneira com a qual você escreve é muito jornalistica, é cheio de toques pessoas sem agredir a opinião dos demais. Muito bom ter lido esse texto.
Leitura que recomendarei. ;) Beijooos

Reply
5/12/2012 05:02:14 am

Obrigada Felipe, fiquei muitíssimo feliz com seus elogios! =] E mais ainda por ter conseguido passar o que eu queria, gosto de deixar "no ar" para que cada um pegue da forma que for de seu agrado! Enfim, obrigada novamente!!!

Reply
Gabi
5/12/2012 04:51:35 am

Tem razão queridaa, "discutir" é a melhor opção sempre... " Que o sol não se ponha sobre o teu ressentimento" já siz a Palavra ..

Reply
5/12/2012 05:02:59 am

Arrasou na colocação da Palavra, Gabi! Obrigada pela visita.

Reply
5/12/2012 04:59:59 am

Esse tema é bem interessante. E por a caso eu estava discutindo, essa semana, com o Tarcísio, meu namorado (para quem não conhece), sobre esse assunto.
Discussão fazem parte da relação, isso que faz com que um casal cresça. Namoro, noivado e casamento perfeito não existi, então essas peculiaridades da vida que faz com que um relacionamento se fortaleça. Casais que não são abertos entre si, tem medo de falar algo, por medo de repreensão ou o que seja, tende a futuramente ter grandes problemas, que na época que foi guardado era apenas um "probleminha". Então uma metodologia que uso no meu namoro é falar tudo que está me incomodando, mostrar o meu lado e ouvir o do outro e vice-versa. Assim, problemas pequenos não viram "bolas de neves", difíceis de serem serem resolvidas futuramente.
Uma coisa engraçada é o que muitas mulheres fazem: sempre que estão chateadas com alguma coisa, simplesmente fecham a cara e se mantém em silencio achando que assim o seu companheiro irá saber o que está acontecendo. Mas não, muitas das vezes eles não sabem o que está ocorrendo, logo não poderá te ajudar em nada e ainda vc continuará com mais "birra", por parecer que ele está pouco ligando para seu problema. Então a dica é: exponha tudo que está dentro. Não interessa se é besteira, fala tudo que está entalado na garganta, vc se sentirá melhor e seu namoro só tem a madurecer. Mas uma dica: nada de falar gritando que nem uma doida, manter a calma e postura é essencial para que a discussão terminei da melhor maneira possível. E o melhor de tudo: toda boa discussão tem uma ótima reconciliação. ;)

Reply
5/12/2012 05:06:53 am

Caramba, Nati, amei seu comentário! Mesmo já tendo conversado mais cedo sobre isso com você, lendo aqui foi mais esclarecido e me encantou muito a forma com que expôs essa situação! Adorei as dicas, que de fato podem ajudar muitos casais a amadurecerem!! Amei amei amei! Beijao

Reply
jessika
5/12/2012 05:36:02 am

adorei !!!!! =D
acho que é bom ''discutir'' de vez em quando para entender o outro, e uma coisa que não acho certo é uma pessoa saber que...,vamos dizer, errada e querer esconder de baixo do tapete ou fingir que está tudo bem.

Reply
5/12/2012 05:39:54 am

Acho que não é nem questão de estar errado(mesmo sendo) né Jessika? É mais por prezarem por tudo de bom que construíram! Essas coisinhas podem parecer pequenas, mas acaba com qualquer relacionamento. Seja namoro ou amizade.

Reply
Maria Emília
6/12/2012 08:16:44 pm

Realmente este tema rende....foi muito feliz na escolha Andrezza...Concordo também que a melhor coisa a fazer quando há um desentendimento é sempre procurar a pessoa , namorado, amiga(o), enfim sempre tentar um entendimento.... ficar de cara feia não resolve...sempre falo com meu noivo quando não gosto de alguma coisa que fêz e ele também me fala qdo não gostou de algo que falo ou faço... acho importantíssimo o diálogo, e como o Padre Maurício falou e lembrou bem a música da família do Padre Zezinho é muito profunda, aborda muito o relacionamento...e lembro de um grande amigo que está no céu...o Sr. Walter Stoffel, (ele dava palestra para noivos)...que dizia também pra nunca dormir sem se reconciliar...sem se perdoar...um tem que ceder pra não deixar o tempo corroer a união do casal.bjs

Reply
6/12/2012 10:29:39 pm

Pois é, fico feliz em saber que muitos que comentaram conhecem essa oração da família! Aprendo muito com vocês!!

Reply
Andressa Carvalho
11/12/2012 04:23:56 am

to adorando o blog de vocês! muito sucesso :)

Reply



Leave a Reply.

    Baú

    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012

    Marcadores

    All
    Com As Leitoras
    Decoração
    Livros
    Música
    Quarto
    S2entimento
    Sorteios
    Sos
    Vestibular